Resolução de Problemas - Notificações Push

Se você perceber que um push não foi enviado, comece verificando a lista de histórico
Você pode encontrar em Usuários > Push > Histórico

Se o status for verde, significa que a notificação foi enviada apropriadamente.

1. O Status mostra um marcador verde mas o push não foi recebido

Lembre-se de verificar se as notificações estão autorizadas no seu dispositivo: 
- No iOS, em suas configurações do telefone 
- No Android, na seção Configurações do aplicativo (se você tiver incluído esta seção em seu aplicativo) 

Mesmo assim, pode acontecer que um push mostrando o marcador verde não tenha sido enviado para os destinatários. 
Devemos lembrar que o Hotel do App não controla a distribuição das notificações push para os destinatários, apenas envia o pedido de expedição para os servidores da Apple e do Google. O pedido é então colocado em espera em seus servidores, enquanto aguarda o envio para os destinatários.

2. Erro de envio no Android


No histórico, o seu push mostra um marcador laranja e a menção "push enviado em iOS e com o erro para Android". Isso significa que houve um erro no API do Google do seu app.

A API do Google Cloud Messaging pode não estr ativada no seu Google Developer Console ou que existe um erro com a chave do servidor.

Para verificar, faça o login na sua Google Console, selecione o número para o seu projeto como registrado no back office (Publicar > Certificados > Android)

(Pode ocorrer um erro de exibição do API em navegadores que não sejam Chrome, portanto, recomendamos que você use esse navegador para este check-up).

3. Android - Verificando o painel do Google API


Uma vez verificado que o ID do projeto corresponde ao indicado no back office, clique em "Use o Google APIs" no painel da Google Console. 
Em seguida, verifique se o Google Cloud Messaging está aparecendo na aba de APIs Ativos.

4. Android - Ativando a Google Cloud Messaging API


Se a Google Cloud Messaging API não aparece no painel de API's então deverá ativá-la.  

Para o fazer aceda à Firebase Console http://console.firebase.google.com 
A ativação no Firebase irá ativar automaticamente a Google Cloud Messaging API  

Clique em "Importar Projeto Google", selecione o nome do seu projeto na lista dropdown (o nome que foi dado na Google Cloud Console ao iniciar o processo) e escolha Adicionar Firebase

Poderá ser-lhe colocada uma questão acerca da faturação. Se sim, confirme e dê seguimento ao processo. 
Depois de ativar a Google Cloud Messaging API, regresse à Google Cloud Console, https://console.developers.google.com. A Google Cloud Messaging API deverá estar visível na lista.

5. Android - Verificando a Server Key


Na seção de Identifiers de gestão dos APIs clique em Server Key para mostrar os detalhes e conferir as definições. 

- Se a chave do API exibido é idêntico ao que mostra em seu back office no menu Envio > Certificados> Android > Key Server
- Se você especificou corretamente os 2 IPs abaixo
213.251.158.192/27 
94.23.134.224/27
 

Se uma das duas condições não estiverem preenchidas corretamente, clique em "Regenerate the key" e entre em contato com a equipe de suporte do Hotel do App, informando a nova Server Key (e depois de ter preenchido o IP indicado, se necessário) ou o ID do projeto, se ele não estiver de acordo com a do seu back office. 

Uma vez que o problema for resolvido, você terá que recompilar o aplicativo Android e enviar uma atualização para a loja, caso já tenha sido publicado.

6. D - Erro de envio iOS

No histórico, o seu push mostra um marcado laranja e a menção "Push enviado no Android e com erro para iOS". Isso significa que houve um erro em relação aos certificados iOS do seu app. 

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar a validade dos seus certificados no menu Publicar > Certificados > iOS em seu back office. Se os certificados estão expirados, leia a ajuda on-line sobre a atualização de seus certificados de iOS e continue o processo como descrito. 

Se o erro de envio no iOS permanece com os certificados atualizados, siga as seguintes instruções.

7. iOS - Verificando o serviço SSL Push Notification (Production) nos detalhes da Apple ID

Acesse sua conta de desenvolvedor Apple > Member Center: 
https://developer.apple.com/account/ios/identifiers/bundle/bundleList.action 

Na seção Identifier > App IDs, selecione o App ID do seu aplicativo como registrado no menu Publicar > Certificados> iOS no seu back office. 
Clique na App ID para exibir os serviços. 
 

Na linha de Push Notifications, apenas a coluna Distribution deve estar "Enabled" com um marcador verde. 
Se a linha Push Notifications mostra o status "Enabled" com o marcador verde para a primeira coluna (Desenvolvimento), ou para ambas as colunas, seu envio irá funcionar normalmente. 

Para corrigir isso, clique no botão Edit e na parte inferior da página busque pela linha Push Notifications. 

Exclua os certificados existentes clicando no botão Revoke, em seguida, selecione Create Certificates na seção Production SSL Certificate. Em seguida, siga a ajuda on-line sobre a atualização de certificados iOS, começando com a etapa 4. 

Você não precisa recompilar seu aplicativo iOS nem precisa enviar uma atualização do seu aplicativo para a App Store depois que os seus certificados são atualizados. 
 
 
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