Informações básicas e configurações gerais

1. O que é o SEO?


Ter SEO bom ou favorável, significa que o seu web app surge nos primeiros resultados nos motores de busca, quando alguém introduz as palavras-chave que você escolheu para posicionar o seu web app. 

Quando os motores de busca oferecem resultados, eles são baseados em dois elementos: 
- o seu método de indexação; 
- os seus algoritmos. 

Para fazer a sua indexação, os motores de busca usam robots de indexação. Estes robots (bots) navegam a web e recolhem informação sobre os website visitados (conteúdo, links, atividade, etc.). 
A informação salva no índex é então usada por algoritmos. Por cada pedido, eles calculam e devolvem a lista de websites mais pertinentes. Existem muitas configurações a ter em conta ao decidir sobre o nível de pertinência. Alguns são de natureza técnica, outros são editoriais, e outros estão relacionados com os vários links que ligam os websites.

2. Como pode o SEO ser otimizado?

Quando você otimiza o SEO, deve considerar três aspetos: 

1/ Técnico: o web app deve ser corretamente indexado pelos robots 
Esta é uma prioridade constante na GoodBarber. Nós oferecemos as ferramentas que permitem facilitar o indexar do seu conteúdo. 

2/ Editorial: o web app deve ter conteúdo atualizado regularmente 
O conteúdo recente é um dos critérios mais importantes para os motores de busca quando eles determinam a pertinência. Você deve escrever regularmente tantos artigos quanto possível (acessível aos motores de busca), usando palavras-chave em torno dos quais você deseja ser posicionado. Não esqueça que os robots dão prioridade aos primeiros 100 caracteres de um artigo. 
Portanto seja cuidadoso - tenham em mente que está escrevendo para visitantes e não para robots. Não faça o erro de escrever frases que são difíceis de compreender ou desagradáveis, apenas para conseguir o maior número de palavras possível.  

3/ Aquisição de links: links que vêm de websites semelhantes 
Tente obter o maior número possível de links de outros websites. Se outros websites apontarem para o seu, este é um excelente indicador de que você tem conteúdo pertinente para os motores de busca. 
Links vindos de websites com a mesma atividade ou setor são preferíveis. 
Bom saber: 

a) os três aspetos indicados acima estão listados por ordem de importância. Dito isto, os aspetos técnicos não são tudo. Para você se diferenciar da competição, deve produzir conteúdo original e de alta qualidade para atrair sua audiência. Se o conteúdo é pertinente, a sua audiência irá naturalmente criar links pra o seu web app. 

b) SEO leva tempo - não se trata de um processo da noite para o dia. Levará semanas até que você comece a aparecer como resultado nos motores de busca. A permanência de um web app também joga um papel nos algoritmos, o que significa que a prioridade é dada a web apps anteriores. 

c) Tenha precaução em relação a ofertas tentadoras que prometem as primeiras posições nos resultados do Google. Estas técnicas que tendem a enganar os motores de busca (black hat SEO) são amplamente condenáveis e podem eventualmente levar à completa exclusão do índex. Você deve, portanto, evitar tomar parte nestes diretórios, content farms, etc.

3. Preenchendo a informação básica

No menu Publicar > Administração > SEO, sob a aba Parâmetros Gerais, você pode escolher ou não permitir a indexação do seu web app pelos motores de busca, e gerenciar as opções básicas. 
 

A aba Parâmetros Gerais: 

1/ Tag Título 
A informação introduzida aqui permite preencher o título no browser. O conteúdo desta tag é tido em conta nos resultados da pesquisa - é o nome do seu web site. Escolha um título com menos de 70 caracteres, para que não seja truncado nos resultados. 

2/ Tag Meta Descrição 
O propósito deste conteúdo é oferecer uma descrição do seu web app. O conteúdo nesta tag descreve o seu web app nos resultados da pesquisa. Se a descrição tem menos de 150 caracteres, não será truncada. 
 

Resultados da pesquisa Google: 
 

3/ Palavras-chave 
É recomendado que não exceda 20 palavras, separadas por vírgulas. O Yahoo é o único motor de busca que ainda utiliza esta informação. Ela tem um impacto mínimo no SEO. 

Escolha o conteúdo do título no browser, e as palavras-chave com bastante cuidado, dado que elas definem a atividade do seu web app. Evite clichés e repetições.
 
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