Alterei os DNS, mas meu site ainda não abre! Porquê?

É comum novos clientes questionar o suporte que seu site ainda não aparece embora já tenha alterado o DNS há horas. Mas por quê isso ocorre? Vamos entender primeiramente a parte técnica sobre isso.

 

Assim que os DNS são alterados e aceitos, significa que está tudo certo para o site ser mostrado na internet. De fato isso ocorre, mas existe um problema com os computadores que acessam frequentemente o site em questão chamado de CACHE.

 

O QUE É CACHE?
Cache nada mais é que um diretório que armazena informações relevantes sobre uma determinada tarefa.

PARA QUE SERVE O CACHE?
PROVEDORES DE INTERNET – Nos provedores de internet tem grande utilidade para agilizar a localização dos endereços na internet. Toda vez que um usuário que está em sua casa tenta acessar um site, por exemplo www.hospedagem-anual.com.br, o provedor de internet desse usuário sabendo que o endereço termina em .BR vai até o NIC.BR (registro.br) e faz uma pesquisa para saber em qual servidor o nome HOSPEDAGEM-ANUAL aponta. O NIC.BR por sua vez responde isso ao PROVEDOR DE INTERNET que direciona o USUARIO para o servidor fornecido pelo NIC.BR.

Agora imagina se estamos falando de um site muito acessado como o GOOGLE.COM.BR Não faz sentido o PROVEDOR DE INTERNET perguntar todas as vezes ao NIC.BR em qual servidor o GOOGLE.COM.BR está hospedado. A partir desse raciocínio o PROVEDOR DE INTERNET já sabendo em qual servidor o domínio GOOGLE.COM.BR não precisa novamente perguntar ao NIC.BR.

Na verdade é algo muito lógico. Quando você já sabe uma resposta não precisa ficar perguntando todas as vezes, basta usar sua memória CACHE.

 

MAS E QUANDO ESSA TAL RESPOSTA É ALTERADA? O QUE ACONTECE? (MUDANÇA DE DNS)

Por esse motivo, todo DNS possui uma informação chamada TTL que indica quanto tempo seria necessário o PROVEDOR DE INTERNET perguntar novamente ao NIC.BR em qual servidor o GOOGLE.COM.BR está localizado.

Resumindo: O PROVEDOR pergunta a primeira vez ao REGISTRO.BR onde o GOOGLE.COM.BR está localizado. O NIC.BR responde que é o servidor 200.1.1.1 (por exemplo). O PROVEDOR vai até o servidor informado e recebe as informações sobre o domínio e uma dessas informações será em QUANTO TEMPO SERÁ PRECISO FAZER UMA NOVA PESQUISA AO NIC.BR que chamamos de TTL.

 

Vamos supor que o TTL avisou 2 dias para atualizar. Ele poderia ter avisado 1 hora, mas em nosso exemplo são 2 dias.

 

Bom… Agora o GOOGLE.COM.BR resolveu fazer uma manutenção no servidor e por isso alterou o servidor que estava no endereço 200.1.1.1 para 100.1.1.2.  O que parece que vai acontecer com o PROVEDOR que guardou a informação sobre o antigo endereço por 2 dias? Imagino que você já tenha desconfiado.

 

O mesmo acontece quando você troca o DNS de seu DOMINIO para um NOVO SERVIDOR. Seu PROVEDOR já tinha salvo nos SERVIDORES DE CACHE que possuem um endereço.

O resultado será PAGINA NÃO PODE SER EXIBIDA, ou também FALHA NO DNS , também acontece muito mostrar O CONTEUDO DO ANTIGO PROVEDOR DE HOSPEDAGEM em vez nas informações atualizadas no NOVO PROVEDOR DE HOSPEDAGEM.

 

ENTÃO A CULPA É APENAS DO PROVEDOR DE INTERNET?

Em partes… O PROVEDOR DE INTERNET precisará de um tempo para se atualizar e te passar as novas informações, depois desse tempo ele não tem mais culpa.

 

ONDE MAIS PODE SER O PROBLEMA?

O computador do VISITANTE também salva informações em seu CACHE e pode atrapalhar em saber se o PROVEDOR DE INTERNET já atualizou os DNS. Geralmente apertando a tecla CONTROL+F5 o cache da página em questão é atualizada.

 

E O NOVO PROVEDOR DE HOSPEDAGEM TEM CULPA?

Nenhuma! Não poderá fazer nada.

  • 42 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Qual os DNS devo utilizar no meu domínio?

Após a compra da hospedagem, automaticamente o cliente recebe uma mensagem com a senha do painel...

Como alterar os DNS de um domínio internacional?

Se você possui um domínio internacional (.com .net .info, .org, etc), precisa alterar os DNS onde...